domingo, 8 de novembro de 2009

Políticas para formação de Leitores

O Ministério da Educação, enviou para todas escolas públicas un conjunto de documentos, muito interessante, com objetivo de insentivar o debate acerca do papel da escola como formadora de alunos leitores. Recebemos 3 volumes, com explicações sobre os assuntos: Biblioteca na escola e Uso do dicionário em sala de aula. Muito oportuno esta decisão do Ministério, pois o que vemos nas escolas públicas, são um estoque de livros enfileirados em prateleiras para que todos visualizem, porém restrito a pequenos grupos e professores que utilizam. Esta preocupação em oferecer subsídios técnicos para uma reorganização das bibliotecas está sendo o primeiro passo para inserção dos alunos na cultura letrada para formação de alunos e professores Leitores. A intenção é criar uma biblioteca com materiais diversificados- de obras de referência a periódicos; de livros de literatura a obras de não-ficção; de mapas a novas tecnologias, um lugar para promover a sociabilidadwe e principalmente a democratização do conhecimento. O mito que" os brasileiros não gostam de ler" está sendo visto com outros olhos, pois considerando a escolaridade dos leitores de nosso país acredito que estas pesquisas são feitas por livreiros, que por não venderem, não consideram a leitura de livros religiosos, jornais populares, revistas femininas, novelas sentimentais, livros de auto-ajuda. É por isso que criou-se este mito que nossa população não lê. Vê-se seguidamente pessoas simples e muito humildes lendo um jornal popular que existe aqui. Esses dados contribuiram para repensar as concepções do que é ler, e do que se considera material de leitura. Muito interessante as dimensões que engloba a leitura, complementares e decisivas para a formação de pensamentos autônomos: a fruitiva e a informativa. As ações planejada pelo Mec neste sentido são: Qualificação de recursos humanos; Acesso de alunos, professoree e comunidade diferentes tipos de materiais de leitura inclusive a leitura de Multinídia; Ampliação de bibliotecas escolares. Esperamos que este material entregue a todas escola públicas sejam gestados e estudados para que realmente se cumpra esta meta